Introdução ao System Center 2012 Service Manager

Olá,

Como eu havia publicado no post anterior, vou iniciar os posts relacionado ao System Center 2012 pelo produto que eu mais gosto, o Service Manager.

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O System Center 2012 Service Manager (SCSM) é uma ferramenta de gestão de serviços de TI baseadas na metodologia ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e MOF (Microsoft Operation Framework).

Ele tem integração (Conectores) com os outros produtos da família System Center 2012 como Virtual Machine Manager (solicitação de maquina virtual), Operation Manager (abertura de itens de trabalho através do monitoramento), Orchastrator (automação de serviços) e Configuration Manager (Inventario DCM e Update). Além dos conectores do System Center 2012 também tem o conector do Active Directory (Usuários, grupos, computadores e Impressoras) criando assim um CMDB com todos os Itens de configuração (Ativos de TI) do ambiente.

No SCSM podemos criar uma base de conhecimento para poder documentar todas as ações ou procedimentos utilizados em TI.

Com uma ferramenta de gerenciamento de serviços de TI não posso me esquecer dos Itens de trabalho, que são os processos utilizados no Gerenciamento de Incidentes, Gerenciamento de Problemas, Solicitação de Serviço, Gerenciamento de Alterações (Documentação das mudanças) e Gerenciamento de Liberação. Com a utilização da solicitação de serviço também podemos criar um catálogo de serviço para que os usuários possam abrir novas solicitações automaticamente através de um portal.

Outro componente que não pode faltar é o Gerenciamento de Nível de Serviço que controla os acordos entre TI e os clientes.

Após todas essas informações ficou faltando uma das que mais agrada os executivos de TI, que são os relatórios. No SCSM podemos criar diversos relatórios que são feitos baseado em BI (Data Warehouse) que possibilitam o controle dos Serviços de TI e qualidade.

O SCSM abrange quase todos os processos da ITIL como podemos ver na figura abaixo:

clip_image002

Seu CMDB junta às informações dos itens de configuração, base de conhecimento e itens de trabalho criando um vinculo entre todas essa informações:

clip_image004

Além das funções nativas da ferramenta podemos desenvolver em C para criarmos novas funcionalidades ou então editar os formulários sem depender do fornecedor.

Nos próximos posts vou mostrar as novidades da versão 2012

Espero que seja útil.

Até a próxima,
[]‘s
Aurélio Alves
MCT, ITIL
Microsoft Community Contributor Award 2011

http://aurelioalves.wordpress.com

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Sobre Aurelio Alves

Certificado Microsoft em Windows Vista, Windows 7, BDD, MDOP, SCCM, SCVMM, Windows Server 2003, Windows Server 2008. MCP, MCSA,MCITP e MCTS. Com 6 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação trabalho como consultor especialista em tecnologias Microsoft focado em gerenciamento e virtualização, atuando diretamente com a família System Center, MDOP e Hyper-V.
Esse post foi publicado em Service Manager, System Center 2012 e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Introdução ao System Center 2012 Service Manager

  1. Paulo Xaxá disse:

    Parabéns pela iniciativa e pelo post; estas informações são muito úteis para quem está engatinhando no SCSM 2012 :-)

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